33 palavras “impossíveis” de traduzir

33 palavras “impossíveis” de traduzir

Na verdade, elas não são nem de longe “impossíveis” de traduzir, apenas precisamos de uma frase inteira para explicá-las, já que não possuem uma tradução literal em nosso idioma.

Todos os idiomas possuem palavras, expressões ou frases que simplesmente não podem ser traduzidas ao “pé-da-letra”, pois perdem totalmente o sentido.

Hyggelig

Um adjetivo dinamarquês que significa “confortável, acolhedor, íntimo e contentamento”.

Sobremesa

Um substantivo espanhol que refere-se “a conversa à mesa após uma refeição”. Trata-se daquele momento em que terminamos de almoçar ou jantar e começamos uma conversa.

Verschlimmbessern

Um verbo alemão que significa “piorar algo tentando melhorá-lo”.

Mångata / Yakamoz

Substantivos da língua Sueca (Mångata) e Turca (Yakamoz) que descrevem “o reflexo da luz da lua na água”, quando olhamos no horizonte e enxergamos aquele “caminho” que a luz da lua cria com seu reflexo na água.

Gezellig

Esta palava holandesa descreve o estado de quem está comodamente em sua casa, de modo acolhedor e agradável.

Ilunga

Palavra da língua tchiluba, falada no Congo, que descreve uma pessoa que é capaz de perdoar e esquecer uma ofensa pela primeira vez, tolerar pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez.

Desenrascanço

Um substantivo da língua portuguesa que descreve a “capacidade de improvisar uma solução rápida e simples”, a famosa “gambiarra”.

Utepils

Um substantivo norueguês para “uma cerveja que se bebe ao ar livre”.

Abbiocco

Substantivo italiano que significa “sonolência após comer uma refeição grande” – aquele sono que sentimos depois do almoço.

Hiraeth

Palavra da língua galesa (do País de Gales) que descreve aquela “melancolia pela ausência de algo ou alguém”, o que podemos comparar a nossa “saudade”.

Iktsuarpok

Um substantivo da língua esquimó Inuit que descreve um sentimento “entre a paciência e a ansiedade”, uma espécie de angústia e solidão.

Uma daquelas palavras capazes de resumir sentimentos que conhecemos muito bem, mas que não temos uma palavra específica para descrevê-los. Como “aquele sentimento que faz uma pessoa sair e entrar, várias vezes, para ver se alguém está chegando”.

Kummerspeck

Esta palavra alemã pode ser traduzida ao pé da letra como “bacon da tristeza”, ela refere-se ao excesso de peso ganho após comer demais por questões emocionais, quando procuramos conforto na comida.

Schadenfreude

Palavra alemão que descreve aquele prazer que algumas pessoas tem de ver o sofrimento dos outros.

Akihi

Termo havaiano que expressa uma situação familiar para muitos: o esquecimento que temos quando alguém nos dá uma indicação de direção, de como chegar a um lugar.

Torschlusspanik

Traduzida literalmente, esta palavra alemã significa o “pânico pelos portões que se fecham”, mas seu sentido expressa o medo que uma pessoa tem quando vê oportunidades se perdendo enquanto ela vai envelhecendo.

Wabi-sabi (侘寂)

Palavra japonesa que significa “encontrar beleza nas imperfeições”, é praticamente um estilo de vida, aceitar as as amarguras da vida e as coisas como elas são.

Litost

Palavra tcheca que descreve aquele sentimento que uma pessoa tem quando está mal profissionalmente e pensa no seu futuro, e eis que bate uma mistura de agonia e ansiedade ao perceber que não está num bom caminho (ou está perdido).

Potchemutchka (Почемучка)

Palavra russa para “uma pessoa que faz muitas perguntas” sobre variados assuntos. Sabe aquela pessoa que quer saber o porquê de tudo e não sossega até saber, então, esta pessoa é um pochemuchka.

Tsundoku

Termo japonês que refere-se a “deixar um livro sem ler depois de comprá-lo”.

Drachenfutter

Palavra alemã que descreve os maridos que chegam tarde em casa com um presente para a esposa numa mão e uma desculpa “esfarrapada” planejada para dizer.

Prozvonit

Sabe quando você dá um toque no telefone de alguém e desliga para que a outra pessoa te retorne a ligação? É o que descreve este termo tcheco.

Jayus

Sabe aquela piada tão sem graça que você acaba rindo? É o que significa esta palavra indonésia, “uma piada tão ruim que se torna engraçada e as pessoas acabam rindo”.

Kalpa

Este é um termo do Sânscrito que significa “a passagem do tempo em uma escala grandiosa”.

Tartle

Palavra utilizada pelos escoceses para expressar “aquele momento em que você cumprimenta alguém mas não lembra o nome da pessoa” – e faz de tudo pra lembrar mas sem sucesso, uma situação bem ruim.

Pana po’o

Palavra havaiana que representa o “ato de coçar a cabela para tentar lembrar-se de algo”. Sabe quando você esquece onde deixou algo e começa a coçar a cabeça como se isso fosse te ajudar a lembrar? É com esta palavra que os havaianos descrevem este momento.

Boketto

Termo japonês que significa “perder o olhar no horizonte sem pensar realmente em nada específico”.

Waldeinsamkeit

Palavra alemão que descreve o “sentimento de estar sozinho na floresta”, aquela “solidão” que sentimos quando estamos relaxando ou curtindo a natureza, numa floresta ou no campo.

Goya

Expressão da língua Urdu que descreve aquele nosso sentimento de descrença ou suspense que ocorre no momento que alguém conta uma boa história ou algo incrível, aquela sensação de “não consigo acreditar que isso vai acontecer…”

Culaccino

Termo italiano que refere-se àquela “marca deixada na mesa por um copo gelado”.

Komorebi (木漏れ日)

Palavra japonesa que descreve “a luz do sol que passa entre as folhas da árvore”, formando sombras com fechos de luz.

Kyoiku-mama (教育ママ)

Palavra da língua japonesa que descreve uma “ãe que está o tempo todo cobrando um bom desempenho dos filhos nos estudos.

Dépaysement

Termo francês que descreve aquela sensação de sentir-se fora do seu país, da sua origem totalmente deslocado.

Ya’aburnee

Palavra árabe que significa “você me enterra”, uma declaração de amor entre duas pessoas que se amam e acreditam não conseguirem viver uma sem a outra. Quer dizer que ela quer morrer antes pois seria muito difícil viver sem o parceiro ou parceira.


Fontes: BBC.com | Mega Curioso | Carlos Romero